Fique por dentro

Notícias jurídicas atualizadas

  • Brasil é mais democrático do que os EUA, diz professor de Harvard

    Steven Levitsky, professor da Universidade Harvard e coautor do best-seller Como as democracias morrem, considera que atualmente a democracia brasileira é mais forte do que a dos Estados Unidos. O cientista político chegou à conclusão ao comparar como as instituições do Brasil lidaram com a invasão das sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de O post Brasil é mais democrático do que os EUA, diz professor de Harvard apareceu primeiro em Consultor Jurídico.

  • Organização criminosa, conversas de Whatsapp e standard probatório para receber denúncia

    Não raro, no exercício da advocacia criminal, advogados se deparam com denúncias que imputam a determinados indivíduos a prática do crime de integrar e constituir organização criminosa, tendo como base conversas extraídas do aplicativo WhatsApp em investigações conduzidas pelas polícias — civil ou federal. Divulgação A prática desse delito não constitui novidade em solo brasileiro, O post Organização criminosa, conversas de <i>Whatsapp</i> e <i>standard</i> probatório para receber denúncia apareceu primeiro em Consultor Jurídico.

  • Município deve indenizar criança e mãe por queda de elevador em escola

    A responsabilidade das pessoas jurídicas de direito público e de direito privado prestadoras de serviços públicos é objetiva — ou seja, independe de culpa — em relação aos danos causados a terceiros, nos termos do artigo 37, parágrafo 6º, da Constituição Federal. Com essa fundamentação, a Prefeitura de Santos (SP) foi condenada a indenizar uma O post Município deve indenizar criança e mãe por queda de elevador em escola apareceu primeiro em Consultor Jurídico.

  • Teoria do adimplemento substancial não se aplica à adjudicação compulsória de imóvel

    É sabido que os contratos devem ser cumpridos pelos seus sujeitos, sendo fonte de direitos e de obrigações, de acordo com o brocardo latim “pacta sunt servanda”. Por isso que se afirma que o credor tem o direito de receber do devedor tudo aquilo que foi ajustado em contrato, não podendo ser compelido a receber O post Teoria do adimplemento substancial não se aplica à adjudicação compulsória de imóvel apareceu primeiro em Consultor Jurídico.

  • Ministra do STJ lança nova edição de livro que interpreta CTN a partir da Constituição

    A ministra do Superior Tribunal de Justiça Regina Helena Costa, que também é professora de Direito Tributário da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), lançou a quinta edição do livro Código Tributário Nacional Comentado — Em sua Moldura Constitucional. Na obra, a magistrada apresenta uma interpretação do Código Tributário Nacional a partir da disciplina O post Ministra do STJ lança nova edição de livro que interpreta CTN a partir da Constituição apareceu primeiro em Consultor Jurídico.

  • Defesa de Bolsonaro nega descumprimento de medidas cautelares

    Os advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) negaram que ele tenha descumprido as medidas cautelares impostas pelo Supremo Tribunal Federal na sexta-feira (18/7) ao marcar uma entrevista coletiva e conversar com a imprensa. Além disso, a defesa pediu mais esclarecimentos a respeito do alcance da decisão. “Cabe esclarecer que o Embargante não descumpriu o quanto O post Defesa de Bolsonaro nega descumprimento de medidas cautelares apareceu primeiro em Consultor Jurídico.

  • Como o Japão regula a inteligência artificial com leveza e precisão

    Samurais não impunham a espada com pressa. Agiam com disciplina e autocontrole, espírito que parece inspirar a nova legislação japonesa sobre inteligência artificial. Com a promulgação da Lei sobre a Promoção da Pesquisa, Desenvolvimento e Utilização de Tecnologias Relacionadas à IA (2025), o Japão propõe uma terceira via regulatória. Reprodução Diferente do modelo europeu, centrado O post Como o Japão regula a inteligência artificial com leveza e precisão apareceu primeiro em Consultor Jurídico.

  • Trabalhadora atropelada em pedágio por motorista que não queria pagar deve ser indenizada

    A 7ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou uma concessionária a indenizar uma atendente de pedágio atropelada por um motorista que não queria pagar a tarifa. As reparações são por danos morais e estéticos (R$ 30 mil cada uma) e por danos materiais. A decisão se baseou na responsabilidade objetiva da empresa, ou seja, O post Trabalhadora atropelada em pedágio por motorista que não queria pagar deve ser indenizada apareceu primeiro em Consultor Jurídico.

  • Bancos consultam advogados dos EUA para avaliar risco de sanções

    Bancos brasileiros estão consultando escritórios de advocacia dos Estados Unidos para entender o risco de sanções que podem sofrer com a nova política tarifária do presidente Donald Trump. As instituições financeiras temem a proibição de transações com bancos americanos, como operações de câmbio. A informação é do jornal Folha de S.Paulo. A apreensão no setor O post Bancos consultam advogados dos EUA para avaliar risco de sanções apareceu primeiro em Consultor Jurídico.

  • A competência estadual para legislar sobre ativos virtuais

    A Constituição de 1988, ao estruturar a organização político-administrativa do Estado, consagrou um sistema federativo que distribui competências legislativas e administrativas entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios. Reprodução Dentro dessa lógica federativa, a Carta Magna estabelece competências legislativas exclusivas, concorrentes e residuais, cabendo à União legislar privativamente sobre determinadas matérias O post A competência estadual para legislar sobre ativos virtuais apareceu primeiro em Consultor Jurídico.